Blogueira

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Bolsa Inspired Sei não!!!

Créditos:Diva 
Klavers Van Engelen Leather Jacket, Versace Dress, Versace Shoes, Céline Bag
Já faz um tempinho que essa história de inspired está rolando na internet,e ainda gera Polêmica entre nós Blogueiras ou pessoas que são ligadas a Moda mas só agora, depois de responder vários e-mails a respeito do assunto, resolvi opinar sobre o fato em um post.
Um resumo rápido sobre as peças inspired, para quem não está a par do tema, seria dizer que algumas “marcas” Brasileiras (Pop Up , 284) resolveram copiar o design de bolsas famosas de marcas internacionais renomadas e reconhecidamente caras (obviamente não apenas pelo design, mas também pela qualidade que têm) criando uma linha inspired. mas isso é cópia não???
Não são cópias! São inspirações…
Bolsas Inspired
inspired 2 thumb1 Inspired? Sério?

No começo achei até engraçado, mas nada digno de um post, afinal podem mudar o nome e tentar vender a ideia de it-bags ou it-whatever, já que agora até sapato Valentino Inspired andou surgindo, mas cópia é cópia e sempre será sinônimo de falta de originalidade e oportunismo, ou seja, uma lástima para o nosso precioso mundo da moda que deve respirar originalidade.
Na foto acima temos a Alexa Inspired da Pop Up e a Birkin Inspired da 284 do lado esquerdo versus a Alexa da Mulberry e Birkin da Hermès do direito. O sapato Valentino inspired, vai ser lançado pela Pop Up, mas já caiu na boca do povo e de certa forma gerou toda minha indignação.

Não é que eu queira dizer que só pode ter quem pode entende??Mas isso é como uma quebra de etiqueta na moda.
Uma peça inspired é muito para meu estomago.

Falta de Originalidade e Oportunismo
Creio que a falta de originalidade é obvia e em relação ao oportunismo sua definição via dicionário diz tudo, já que é “Tendência ou aptidão para aproveitar as oportunidades ou as circunstâncias, normalmente sem preocupações éticas” Qual a ética de quem copia com fins lucrativos? As peças em questão não são baratchinhas!
Pessoas que se aproveitam do sucesso já consagrado de peças e do desejo de várias pessoas pelas mesmas vendendo um design igual ou, como dizem “inspirados”, não podem ser consideradas sérias.
Acredito sinceramente que a moda no Brasil merece outro tipo de representação e que comprar estes tipos de peças é a mesma coisa que contribuir para a involução da moda Brasileira.
O Grande Problema
O que considero um problema é perceber que ao invés de ficarem encalhadas nas prateleiras de suas lojas, em uma bela demonstração de que gostar de moda não é sinônimo de burrice falta de conteúdo intelectual e bom senso, as inspired estão aumentando.
Aonde vamos parar? A moda criativa no Brasil irá morrer e a nova onda será esperar o sucesso de criações estrangeiras para produzir cópias lucrativas? Pense nos estilistas que passam horas desenhando e criando suas coleções para determinadas marcas.
Agora pense que estas marcas estão dando um tiro no escuro apostando nesses estilistas, já que, se as criações dos mesmos não forem cópias de criações de sucesso, essas marcas não terão certeza da aceitação das mesmas pelo seu publico alvo.
Muito mais seguro para seus negócios investirem em peças inspired, né? Preocupante? Demais, pois em longo prazo ninguém sabe o que pode acontecer.
Considerações Finais
Respeito quem gosta de peças inspired, afinal cada um usa e faz o que quer de sua vida, já em relação a quem produz estas peças não posso dizer o mesmo.
Fico muito revoltada com pessoas assim, já que amo moda e também tenho orgulho de ser Brasileira. Temos tantas marcas de valor, estilistas que realmente criam suas coleções, passando por fases boas e ruins, que obviamente fazem parte do processo.
Acho muito triste que uma minoria seja tão cara de pau e oportunista ao ponto de tentar fazer graça com nossa inteligência criando peças inspired.
Cópia é cópia e dar um nome bonitinho ao ato não o torna menos feio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário