Blogueira

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cores em Bloco

                                                                  

Círculo cromático 

A Teoria das Cores é uma série de princípios utilizados para criar combinações harmônicas. E isto não serve apenas para designers ou artistas plásticos, a harmonia das cores se encaixa perfeitamente às nossas necessidades diárias, vide o exemplo da maquiagem, e até mesmo para combinar as nossas peças de roupa. O círculo cromático serve para nos orientar em busca dessa harmonia.
  • As cores análogas são as cores adjacentes no círculo, aquelas que ficam ao lado da cor escolhida. Tomando o lilás como exemplo, as cores adjacentes dela são o roxo e o magenta. 
  • As complementares são as que ficam do lado oposto no círculo cromático, como o verde e o vermelho. Para esse esquema de cores, é importante ter sempre uma cor como dominante. 
  • O esquema da tríade é aquele cujas cores são separadas por espaços iguais, equivalentes à ponta do triângulo. Exemplo no círculo: Roxo, verde claro e laranja. 
  • O tetra é o mais rico, porém o mais difícil de harmonizar. Ele permite a utilização de quatro cores, sendo formado em dois esquemas de cores complementares. Uma dica de como utilizá-lo é fazer um retângulo no centro do círculo. Exemplo: Turquesa + laranja e roxo + amarelo.
Dica: no Universo da Cor existe uma paleta virtual que permite montar várias combinações de cores nos esquemas aqui mencionados.







1. Kendi, do Kendi Everyday; 2. Christine, do My Style Pill; 3. Bee, do Atlantic Pacific.

Combinar estampas com cores, e estampas com outras estampas, não é tarefa das mais fáceis. A premissa do círculo cromático pode ser aplicada na hora da escolha, e as possibilidades de um visual harmônico e bonito são incontáveis. Na hora de misturar estampa com estampa, observe se as cores de cada uma se conectam.

Dica: evite misturar estampas parecidas, como flores + flores, animal print + animal print, etc.

Matching colors with patterns, and patterns with patterns, isn't the easiest thing to do. The premise of a chromatic wheel may be applied when choosing colors, as the possibilities of an harmonic look are inumerous. When mixing patterns, double check if the colors really match.

Tip: try to avoid using similar patterns, such as flowers + flowes, animal print + animal print, etc.



1. Jessica, do What I Wore; 2. Chiara, do The Blond Salad; 3. Camila, do Garotas Estúpidas.

Misturar cores diferentes e harmonizá-las no visual, formando um bloco de cores - o chamado color blocking - trouxe de volta a vibe dos anos 80 e virou tendência nesse inverno. Reparem que o primeiro look, se não fosse pelo blazer preto, seria um look monocromático, pois as demais peças são variações da mesma cor.

Mixing different colors and make them work in a look is called color blocking, whick brings back to this winter season the same 80's vibe. Take a look at the first look: if it wasn't for the black jacket, it would be a monochromatic look, as it brings variations for the same color.

Na maquiagem também é permitido abusar das cores, mas cuidado para não cruzar a linha entre o usável e o exagero. Lembre-se que nem sempre o que fica bonito nas passarelas, como as imagens do desfile da coleção de alta costura da Dior, fica bem nas ruas.

We can also wear colors on makeup, but be careful not to cross the line between wearable and ridiculos. Keep in mind what looks on the runways, such as those imagens from Dior Haute Couture winter/fall 2010, doesn't necessarily look good on the streets.





Nenhum comentário:

Postar um comentário