Blogueira

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Chanel


Gabrielle Bonheur Chanel, ou Coco Chanel, como ficou mundialmente conhecida, foi uma grande estilista francesa, cujas criações ditam moda até hoje.

Seu primeiro contato com a costura foi por volta de 1903, então com 20 anos, em uma loja de enxovais. Em 1910 Coco conheceu o inglês Arthur Capel, o grande amor de sua vida, que a ajudou a abrir uma loja de chapéus e abriu-lhe as portas para frequentar a alta sociedade parisiense. Arthur veio a falecer meses depois em um acidente de carro, mas seu incentivo em vida fez com que Coco levasse adiante o seu tino para a costura e para os negócios, e abriu a sua primeira casa de costura.

Estilo Chanel

Uma mulher à frente do seu tempo, com seus cortes retos e elegantes, bolsas com alças de metal e colares de pérolas, foi de Gabrielle a idealização das primeiras calças femininas, criando a imagem da mulher independente e bem sucedida do século 20. Foi dela também a inspiração para criar a versão feminina do terno masculino, que ficou conhecida como tailleur, e que ganhou ainda mais força quando passou a fazer parte do guarda-roupa habitual de Jackie Kennedy.

  
 Clássicos Chanel 

Vestido preto: "The little black dress" desenhado por Gabrielle Chanel apareceu nas páginas da Vogue em 1926, com o comentário "um uniforme para as mulheres de bom gosto". Em 1961 o vestido preto clássico foi reverenciado no filme Bonequinha de Luxo,  um Givenchy usado por Audrey Hepburn. 

Chanel Nº 5: Primeiro perfume criado por Chanel no início dos anos 1920 e até hoje o mais vendido da marca. Segundo mademoiselle Chanel: "um perfume com cheiro de mulher". 

Sapato bicolor: Inspirado nos sapatos esportivos masculinos, que tinham o bico escuro para disfarçar quando estivessem sujos, o sapato bicolor foi a adaptação de Chanel para os pés das mulheres. 

Bolsa com alça de corrente: Feita de matelassê e com correntes douradas, o modelo Chanel 2.55 nunca sai de moda. 

Colar de pérolas: Usado com muita classe por mademoiselle Chanel, o colar de pérolas virou sinônimo de elegância.


Quem faz a Chanel? 

Desde 1983 as linhas de alta-costura, prêt-a-porter e acessórios estão sob a direção do alemão Karl Lagerfeld, trazendo vida nova à marca Chanel. O designer, que também é artista e fotógrafo, mantém a essência de mademoiselle Chanel através das linhas clássicas e elegância, características primordiais da marca. Lagerfeld também comanda a sua própria marca.

No red carpet 

Das passarelas para os tapetes vermelhos, os vestidos Chanel usados por grandes celebridades enchem os eventos de luxo e glamour. Quem não gostaria de desfilar no tapete vermelho com um modelo Chanel?


Chanel para mortais

Quem não tem o poder para desfilar com um modelo de alta-costura Chanel, ainda tem motivos para sorrir: as linhas de acessórios, perfumes e maquiagens cabem no bolso de meros mortais, como nós. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário